03 maio 2015

Dia de Nacional: Não pare!


Título: Não pare!
Título Original: Não pare!
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
Nº de páginas: 318
Skoob
 4/5

Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo?
Não para Nina!
Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou 
país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu
pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? 
Milhares de perguntas.
Nenhuma resposta.
O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam
em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença?
Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos
azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores?
Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e
fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo.
Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria
um preço muito alto para fornecê-las:
A vida dela!



Gostaria de começar essa resenha agradecendo a FML Pepper, por ter nos presenteado com esse maravilhoso livro que foi disponibilizado para o blog. Fico muito feliz pela parceria e pela oportunidade que nos foi dada. Bom, vamos começar.

"Não pare!" conta a estória de Nina Scott, uma garota de dezesseis anos que está acostumada a nunca parar em nenhum lugar. Sem saber o motivo, Nina é uma nômade, sempre viajando com a mãe por diversos países. Stella, sua mãe, sempre põe a culpa no trabalho - ela trabalha com lentes de contato especiais, que desenvolveu para filha nascida com um raro e incomum formato das íris, verticais, como de jacarés. Stella é uma mãe superprotetora - Nina não conhece o pai e sua mãe nunca o menciona -, nunca deixa Nina sozinha e está sempre olhando duas vezes por onde andam. Mas não é atoa, Nina parece ser um imã para acidentes. Tudo acontece ao redor dela. Coisas caindo, carros batendo, parece que coisas como essas sempre acontecem perto dela, mesmo sem a mesma saber o motivo.

Stella e Nina viajam para Nova York, lugar dos sonhos da garota, onde a mãe decide que ambas se estabeleceram, o que nunca havia acontecido em nenhum dos outros lugares. Mas se Nina achou que em NY nada poderia tocá-la, está muito enganada. Os acidentes piores e, juntos com ele, ela começa a sentir calafrios assustadores e passa por transes em qualquer lugar que esteja. Isso mesmo, a garota simplesmente para do nada e não consegue se mover. Mas tudo muda, quando dois garotos interessantes entram em sua escola. O primeiro é Kevin, um garoto gentil, romântico e encantador, que parece estar sempre salvando-a dos acidentes e o outro é Richard, sombrio, assustador e problemático, que parece fazer de tudo para irritá-la. Ao conhecer ambos os garotos, Nina descobre coisas que nunca achou que fossem possíveis existir e vê-se confrontada com uma série de eventos que pode mudar sua vida para sempre. Quer dizer, não só sua vida, mas com a vida de milhares de pessoas.

Acho que se revelar mais alguma coisa do livro, serão spoilers fora de hora, e não é o que queremos. Bom, "Não pare!", é, realmente, uma surpresa do início ao fim. Começa de uma forma abrupta, você é inserido na estória de maneira tão rápida que, se não ficar prestando atenção, fica perdido, e termina da mesma forma. Quase chorei no final, esperando por mais.
É maravilhoso como vamos avançando assim como Nina, nas descobertas. Em quanto ela vai conhecendo o novo mundo em que foi jogada, nós também vamos. Sofrendo, chorando, rindo e amando junto com ela.

"Não pare!" é realmente uma prova de que nem tudo é o que parece. Cheio de reviravoltas, com segredos sendo revelados a todo momento. Você não pode perder nenhum detalhe.
Achei um pouco acelerado demais, não temos pausas para respirar entre um capítulo em outro. Não temos nenhuma ceninha de "troca de cenário - como chamamos no teatro", é tudo muito rápido e isso deixa o leitor um pouco perdido. Eu gostei dos personagens, achei a protagonista muito boa, ela não fica chorando e sofrendo toda hora. Ela vai a luta e corre atrás do que quer.

"Não pare!" é uma ótima leitura e vale a pena.

2 comentários:

  1. Nossa, conhece a FML Pepper ano passado e assim que li Não Pare! Fiquei enlouquecida! O segundo livro é ainda melhor, e estar acompanhando todo o crescimento da autora esta sendo incrível, ela merece todos os louros! Estou louca para ter minha edição impressa aqui!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou super curiosa para com os próximos livros! Espero ter a oportunidade de lê-los. Beijos!

      Excluir