27 março 2016

[Repostando #6] Resenha: O Clã dos Magos


Título: O Clã dos Magos
Título Original: The Magician's Guild
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 446
 3/5
Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.

Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.

Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo do Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.


O Clã dos Magos conta a estória de Sonea, uma órfã que mora com a tia e o marido dela. Sonea, como todos os outros "favelados" não gostam do Clã dos Magos. Para eles, o Clã é mau e não liga para os menos afortunados.

Durante o ritual de Purificação, onde o Clã passeia pela cidade para purificá-la. Sonea, junto com um grupo de amigos delinquentes, joga uma pedra nos magos e o mais surpreendente de tudo é que a pedra consegue atravessar o escudo que os magos erguem em torno de si. A partir daí começa uma perseguição incansável dos magos atrás da garota que consegue fazer magia.

Uma boa parte do livro, quase todo o livro, é focada nisso. Sonea fugindo e os magos atrás dela. Pra mim, foi uma perca de tempo da autora. Ela coloca algumas cenas que são bem bobas. Os acontecimentos não são muito conflituosos. Trudi pode ser uma boa autora, mas nesse livro ela pecou um pouco.
Uma narrativa fraca e meio bestinha. O conflito final não deixou aquele suspense no ar. Todo mundo já podia imaginar o que ia acontecer. Não teve muitas surpresas.

Os personagens dela são variados. Vai de Ladrões á servas. A descrição do livro é muito detalhada. Tão detalhada que o leitor chega perder a paciência.

É apresentado para nós uma nota mitologia. Um novo mundo, por assim dizer. Eu acho que daria sim pra ela surpreender um pouco mais. A proposta do livro é boa, mas ela não soube colocar em prática a ideia de "inovar" que ela teve. Espero que os outros dois livros sejam melhor e compensem esse primeiro.


SPOILER:

2 comentários:

  1. Muitas pessoas comentam sobre este livro, mas eu não me interessei muito, mas sua resenha está muito boa. Parabéns!

    Beijos,
    Emily Swan
    livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian!

    Eu sempre quis ler esta saga, mas sempre adiei... até tinha esquecido dos livros.
    Daí você posta a resenha! Meu Deus, preciso ler. Urgente! Mesmo sendo 3 estrelas, mas preciso ler!! :D

    Beijos!
    Danny

    Participe do Sorteio de Abril no Irmãos Livreiros!

    ResponderExcluir