26 de jun de 2016

Resenha: Me liga


Título: Me liga
Título Original: Gimme a call
Autora: Sarah Mlynowski
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 320
 Skoob
 4/5


Aos 17 anos, a vida de Devi está de pernas pro ar. Depois de começar a namorar Bryan, negligenciou as amigas, os estudos e, depois que ele terminou com ela, está sem nada: sem perspectiva de uma boa faculdade, sem mais amigas, sem namorado. Se ela pudesse bater um papo com a Devi do passado... O que, após um incidente estranho com seu celular, é exatamente o que pode fazer! Agora que só consegue ligar para a Devi de 14 anos, parece que é finalmente a sua chance de consertar a própria vida. Ela tem o passado – ou melhor, o futuro – nas mãos. É só dar um telefonema. 


Tudo está dando errado na vida de Devi. Por ter entrado em um relacionamento com Bryan, ela se afastou de suas melhores amigas, não tem nenhum amigo, agora Bryan terminou com ela, tem 17 anos e sem nenhuma expectativa de vida por ter baseado sua vida no namorado, vai para a faculdade comunitária e tudo só está piorando.
Tudo que ela queria era uma oportunidade de tomar decisões diferentes no passado. Ela queria contar a antiga Devi tudo que fazer para sua vida não acabar daquele jeito. Até que seus desejos são realizados e, depois de seu celular ser afundado em um chafariz, ela consegue fazer uma ligação para ela mesma. No passado! Com 14 anos. Agora Devi tem a oportunidade de contar a outra Devi tudo que ela precisa fazer para que seu futuro não seja do jeito que é. Ela pode mudar sua situação com suas amigas, não ter o coração partido, ter sua família reestruturada, ter novas oportunidades e até uma nova condição financeira. Mas as vezes o passado precisa ficar apenas no passado e essa brincadeira de mudar o futuro pode acabar dando errado. Para as duas Devis.

Um livro super fantasioso, que eu li sem fazer a mínima ideia do que se tratava. No início, ficamos confusos já que o livro é divido entre capítulos narrados pela Devi de 17 anos, no “futuro” ou “presente” e a Devi de 14 anos, a Devi do “passado”. As duas narram em tempo atual, uma conversando com a outra, mas logo vamos nos acostumando.

O livro brinca com a realidade, como aquele filme que Adam Sandler ganha um controle que pode controlar o tempo. Muito fora da realidade, muita fantasia, mas é super divertido. As Devis são narradoras divertidas e  bem humoradas. Uma, entrando no primeiro ano do ensino médio, cheia de hormônios e com pensamentos e aspirações completamente diferentes da outra de 17 anos, que está com o coração partido e precisa urgentemente de ajuda.

O livro se passa todo nesse vai e volta. As mudanças do passado e as consequências no futuro. As duas tentando se adaptarem a cada realidade e novidade que são apresentadas. Cheias de cenas cômicas, divertidas e até tristes.

Uma leitura leve, um livro quase infantil de tão fofo e fantasioso. Mesmo não gostando desse tipo, Me liga nos prende por conta de sua narrativa fluida.


O final foi o que deixou a desejar. Claro que estava esperando algo tão irreal quando o resto do livro, mas a autora colocou um pouco mais de realidade e nos fez acordar do “sonho” que o livro nos colocou. Enfim, recomendo para um final de semana. Vai te fazer dar boas gargalhadas.


SPOILER: No final, nada muda.

2 comentários:

  1. Oi Gabi, tudo bem?
    Gostei muito da resenha, fiquei com muita vontade de ler ele...Seu blog é um arraso, muito fofinho...Enfim muito sucesso!!!
    PS: Ganhou outra seguidora, hehehe

    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz pelo seu comentário. Espero que você tenha oportunidade de lê-lo. Beijos!

      Excluir