31 agosto 2016

Resenha: Não Olhe!


Título: Não Olhe! (Não Pare! #2)
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
Nº de páginas: 352
SKOOB
 5/5 

Zyrk pode estar com as horas contadas: a híbrida acabou de cruzar o portal e o frágil equilíbrio entre os quatro clãs encontra-se definitivamente ameaçado. Há milênios forças ocultas espreitam, aguardando apenas o momento de emergir das sombras e mostrar seu poder.
Fugir e sobreviver. Aceitar e lutar. Há muitos caminhos, mas qual deles seguir se a Morte possui várias faces?
Nina acorda entre a vida e a morte na terceira dimensão, levada para a sombria Thron. Richard, o nada confiável resgatador de apaixonantes olhos azul-turquesa, luta contra sua própria natureza. Cruel e sanguinário, Rick está confuso e cada vez mais cercado por seus inimigos.
Mesmo o melhor dos guerreiros, o mais temido e destemido, está protegido da força de um grande amor?
Ele e a híbrida viajarão por toda Zyrk, e ela irá se deparar com um universo fantástico, um mundo violento, o plano da Morte. Lutando para se libertar de seus medos e determinada a encontrar seu caminho e sua identidade, Nina embarcará em uma jornada de descobertas arrasadoras, um percurso sem volta.
Mas a garota das pupilas verticais descobrirá que as vontades do coração podem ser mais traiçoeiras que lendas ou maldições.


Nina finalmente está na terceira dimensão, no mundo sinistro, sombrio e amaldiçoado de Zyrk. Richard conseguiu enganá-la e a entregou a Shakur, o líder assombroso do clã mais forte e poderoso de Zyrk. O problema é que todos os clãs de Zyrk querem a famosa híbrida que será a salvação e a perdição dos zirquinianos e eles farão de tudo, inclusive trair suas pessoas de confiança e entrarem em guerra um com os outros para terem a híbrida em suas mãos. Em meio a segredos do passado, traições, revelações, Nina vai embarcar em uma aventura em Zyrk sem saber onde é seu verdadeiro lugar e em uma teia de mentiras.


AVISO INICIAL: Se você não leu o primeiro livro da trilogia, Não Pare! (link da resenha: http://vaiumspoilerai.blogspot.com.br/2015/05/dia-de-nacional-nao-pare.html) receberá spoilers dele e possa ser que não entenda a resenha por não conhece os termos do livro. Sinta-se à vontade para continuar lendo ou fechar esse post.

Esse segundo livro continua de onde o primeiro parou. Eu tive um pouco de problema para me situar, por conta do espaço de tempo entre a leitura do primeiro e do segundo livro. Infelizmente, como em quase todo segundo livro de série, esse não situa o leitor da aventura vivida pela personagem principal no livro anterior. Os segundos livros têm costume de fazer isso, em alguns momentos, logo no início do livro, a personagem arruma um jeito de situar o leitor de onde parou o primeiro, o que é algo legal, mas nesse livro não teve.

Nina confiou em Rick - o principal e maior resgatador de Zyrk que tinha como missão matá-la, mas acabou desenvolvendo uma estranha ligação com ela – e ele acabou vendendo-a a Shakur em troca de se tornar o próximo na linha de sucessão do trono do clã mais forte da terceira dimensão. Mas não é apenas Shakur que quer colocar as mãos na híbrida. Os outros clãs também têm esse interesse, e por conta disso, Nina começa a ser transportada de um lugar para o outro, sem saber em quem realmente confiar. Por conta disso, começa uma guerra na terceira dimensão de um clã contra o outro para conseguirem a híbrida, cada líder por seus motivos.

Já tinha comentado em outra resenha o quanto eu sou apaixonada por livros de fantasia nacionais. Os internacionais também são muito bons, mas eu prefiro os nacionais. Eles podem começar clichês, com a garota estranha "diferentona" que não se encaixa e depois descobre que ela não é humana e etc. Sempre começam do mesmo jeito, mas a graça está em como os livros vão sendo desenvolvidos.

A série Não Pare! é super original, com um enredo envolvente, uma narrativa fluida, com ação, romance, mistério e tudo mais. Os personagens são bem diversificados, o livro é muito rico em detalhes e descrição e outro ponto muito bom, que eu gosto sempre de colocar nas resenhas é que vamos descobrindo as coisas junto com a personagem principal. O que Nina sabe, nós sabemos, o que Nina descobre e fica surpresa, a gente também fica. Vamos sofrendo junto com a personagem principal é isso é super gostoso de acompanhar.


Uma diferença desse livro para o primeiro foi o desenvolvimento da relação de Richard e Nina. Esse livro deu um pouco mais de espaço para reação deles dois.
Zirquinianos não tem sentimentos e a híbrida, de acordo com a lenda, é preciosa por também ser aquela que pode fazê-los sentir. Mas desde que os dos se conheceram, Rick e Nina têm uma relação de amor e ódio. Rick não é nada confiável, dá mancada toda hora, é egoísta e muitas vezes não entendemos as razões dele, mas é aquele típico bad boy que quer mudar pela mocinha. Como estamos do lado de Nina da história, ficamos perdidas que nem ela com relação ao que Rick realmente quer, o que é um pouco frustrante.
Na verdade, esse casal é frustrante. Além de tudo no mundo trabalharem contra eles, é um vai e vem, um "eu te amo-eu te odeio", um "não confio em você-eu confio em você" meio chato e as vezes fica repetitivo. Os motivos das brigas, deles nunca conseguirem ficarem juntos sempre são contados, mas é tanto vai e vem que o leitor acaba se cansando um pouco.

Nina foi uma personagem que teve um desenvolvimento muito legal no decorrer dos dois livros. Ela amadureceu um pouco e mudou (não em relação á Rick, claro, porque, para ele, ela continua sendo a mesma abestalhada de sempre) alguns preconceitos e opiniões.

Segundos livros que séries muito boas são sempre cheios de expectativas porque o primeiro é muito bom, então o leitor acaba esperando muito do segundo. Na maioria dos casos, o segundo sempre é o mais fraco, mas esse não foi o caso. Não Olhe! é tão bom quanto o primeiro. Segue a mesma primícia e não deixa a desejar em nada.

É um livro com uma surpresa a cada final de capítulo. Com um final tão surpreendente e misterioso quando o primeiro. Nos deixa presos do início ao fim e traz aquela sensação de "eu preciso, urgentemente, do próximo". Super recomendo essa série.



SPOILER: Nina e Rick assumem seus sentimentos um para o outro, eles tentam ficar juntos, mas ele suga tanto a energia dela que ela quase morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário