02 abril 2017

Resenha: As 100 piores ideias da história


Título: As 100 piores ideias da história
Título Original: 100 of the Worst Ideas in History
Autor: J. Lynn
Editora: Valentina
Nº de páginas: 216
SKOOB
 4/5
Aí você pergunta: quem foi o gênio por trás disso? O que essa gente tinha na cabeça?!?!? Desde que Adão deu uma mordida no fruto proibido e foi expulso nu em pelo do Jardim do Éden, a humanidade tem tido uma ideia pior do que a outra. De líderes políticos obtusos e cientistas loucos a cantores pop que não cantam bulhufas, “As 100 Piores Ideias da História” é uma celebração das mancadas homéricas – e muitas vezes histéricas – que deram origem a guerras, afundaram países, arruinaram empresas, destruíram carreiras, causaram prejuízos de milhões e até, pasmem, ameaçaram a Terra. Abrangendo política, cultura popular, moda, esporte, tecnologia, ciência, showbiz e muitas outras áreas, este livro irreverente e espirituoso, divertido e criativo, escrito por um publicitário e um jornalista, é recheado com fotos engraçadas e informações úteis, mostrando de forma bem-humorada como sacadas (burradas, na verdade) geniais se transformaram em frias estupidamente geladas (e bota geladas nisso!) – e o incrível efeito que essas gafes e mancadas ainda têm sobre o mundo e nossas vidas. E, no final (UFA!), más ideias que se tornaram ótimas. Prepare-se para boas risadas.

Um dos livros mais criativos e interessantes que eu já li (e olha que isso não é pouca coisa não, viu?).

Assim como sua própria sinopse já explica, As 100 piores ideias da história, é um trabalho de pesquisa e conhecimento fantástico que conta 100 ideias muuuuito ruins que acabaram em mancadas históricas (a maioria).

O livro tem mancada na história (minhas partes favoritas), na política, em Hollywood, no mundo da música... Enfim, tem mancada de várias pessoas e como apaixonada por história que eu sou, é claro que eu amei.

Como se trata de um livro não romantizado, assim como alguns outros desse gênero, já resenhados aqui no blog, eu vou falar sobre os aspectos gerais dele.


O livro é dividido em categorias e cada página conta com uma contextualização histórica com fotos, datas, o fato em si e as consequências, assim deixa o livro muito mais fluido e rápido, o que é ótimo.


Além disso, temos alguns tópicos extras e um tópico especial no final que foi muito interessante (acho que vou usar a palavra interessante muitas vezes nessa resenha, porque isso define muito bem o que o livro é.

 Quando vemos um livro desse tipo, achamos que vamos morrer de tédio antes do meio do livro e que, mesmo contendo informações úteis, demoraremos umas quatro semanas para terminá-lo, mas nesse é totalmente o contrário. É cheio de história interessantes que nos faz rir e (muitas vezes) ficar chocados, com uma narrativa cheia de humor - negro, algumas vezes -, sarcasmo, criticas escondidas - ou nem tanto - e analogias.

Tenho que dizer que a diagramação da editora ficou muito boa, como sempre. Tão criativa quanto o livro em si e se você tiver a oportunidade de lê-lo, por favor, não perca.

11 comentários:

  1. Adorei, acho que vou pesquisar para saber mais, curiosa que sou, não vou me aguentar...rs
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, eu estava procurando um livro parecido esses dias haha adoro o gênero, o último que li foi "Os 10 Mais" com vários top 10 interessantes (pra quem é curioso, pelo o menos kkk)

    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Abraço
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É ainda melhor pra quem já gosta do gênero. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, realmente esse livro é bem interessante! Se eu tiver a oportunidade de ler, pode deixar que não vou perdê-lá rsrsrs
    Adorei a resenha, curta e objetiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, realmente esse livro é bem interessante! Se eu tiver a oportunidade de ler, pode deixar que não vou perdê-lá rsrsrs
    Adorei a resenha, curta e objetiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que interessante esse livro!! Parece ser uma leitura bem divertida também! Obrigada pela dica, vou procurar esse livro! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiee, que legal a ideia desse livro, normalmente vejo essas listas em algum documentários, mas desse ser divertido ler tbm!

    Bjs

    ResponderExcluir